Avisos de licitações
Últimas Dispensas
Modalidade
Número da
Licitação
Publicação
Objeto
Abertura
Situação
Avisos de licitações
Últimas Licitações
Modalidade
Número da
Licitação
Publicação
Objeto
Abertura
Situação
Comissao
Membro
Cargo
Data Inicio
Data Final
Gráfico licitação - Modalidade
Perguntas e respostas
-
O que é licitação?
Licitação é procedimento administrativo formal em que a Administração Publica convoca, por meio de condições estabelecidas em ato próprio (edital ou convite), empresas interessadas na apresentação de propostas para o oferecimento de bens e serviços. Objetiva garantir a observância do principio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração, de maneira a assegurar oportunidade igual a todos os interessados e a possibilitar o comparecimento ao certame do maior numero possível de concorrentes.
-
Porque fazer licitação?
Realizar uma licitação possibilita que diferentes empresas ou fornecedores, que atendem aos critérios exigidos no edital, tenham a chance de competir de forma justa, promovendo a escolha das propostas mais vantajosas para a administração pública. Além disso, o processo de licitação contribui para a legalidade das contratações, pois segue regras definidas pela Lei nº 14.133/2021, que estabelece as normas gerais sobre licitações e contratos administrativos, garantindo que tudo seja feito dentro dos parâmetros legais. Em resumo, fazer uma licitação, conforme determinado pela Lei nº 14.133/2021, é uma prática que visa garantir a legalidade, a moralidade, a transparência e a eficiência nas contratações públicas, protegendo o interesse público e promovendo a boa gestão dos recursos do Estado.
-
Quais leis regulamentam?
A Lei nº 14.133/2021, conhecida como a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, entrou em vigor com o objetivo de modernizar e aprimorar as regras de licitações e contratos no Brasil. Ela revoga a Lei nº 8.666/1993 e traz inovações significativas em relação aos processos licitatórios. Em geral, a Lei nº 14.133/2021 visa conferir maior eficiência, transparência e segurança jurídica aos processos licitatórios, ao mesmo tempo em que combate práticas de corrupção e promove a modernização das compras públicas.
-
Quem precisa fazer licitação?
Todos os órgãos da Administração Pública direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios estão obrigados à licitação.
-
Quem pode vender para o setor público?
Qualquer empresa que atenda os requisitos do edital pode contratar com a administração pública, só é necessário estar em dia com os documentos fiscais, e os demais solicitados no edital pertinente ao seu ramo de atividade.